Jogo dos Núcleos - Entrevista Jornal Record

 

Jornal Record -  Quais as condições que o Sporting está a proporcionar aos núcleos para este jogo, a nível do preço dos bilhetes e das viagens até Lisboa?

Francisco Rodrigues dos Santos - A Família Sportinguista só está completa quando a nação verde e branca organizada nos Núcleos, aquém e além fronteiras,  pode reunir-se na Casa do Leão. Ou seja, quando a Direcção do Clube assume a incumbência de emitir estímulos positivos que expressam inequivocamente que o Estádio e o Pavilhão são a morada comum de todos os sócios e adeptos – independentemente do local onde residem - e não apenas dos que vivem na grande Lisboa. Para esse efeito,  o Sporting Clube de Portugal convida todos os associados dos Núcleos dispersos pelo globo a deslocar-se ao Estádio José Alvalade e ao Pavilhão João Rocha durante o dia de sábado, para apoiar as nossas equipas, colocando à disposição bilhetes a preço único de € 5,00 para o futebol, e a €3,00 para o hóquei.  A logística relacionada com as viagens até à capital fica a cargo do departamento de Expansão e Núcleos, que disponibiliza uma rede de serviços de transporte, a preços simbólicos para os utilizadores, que liga o país de norte a sul. 

  
JR - Qual é a diferença deste jogo para os restantes em termos de condições para os núcleos?

Francisco Rodrigues dos Santos  -  Através desta iniciativa, procuramos atrair o maior número de associados dos Núcleos para os jogos do Sporting , bem como compensar os custos adicionais de contexto associados à deslocação a Alvalade e ao Pavilhão. A somar a estes dois desideratos, procuramos cumprir um outro de particular significado: reforçar o estatuto e o prestígio dos Núcleos no universo Sporting. Isto porque, no próximo sábado, decidimos que um sector do pavilhão estará reservado para os Núcleos, sendo que, no Estádio, idealizámos que dois representantes dos órgãos sociais de cada Núcleo serão recebidos numa cerimónia no Museu do Sporting, onde receberão um diploma que certificará a sua presença, subirão ao relvado, empunhando um estandarte identificativo da sua organização, e ensaiarão uma volta de honra em todo o perímetro do campo. A ovação com que certamente serão brindados provará que, naquele dia, os onze que iniciam o jogo não são os únicos protagonistas que pisam o relvado. 

 
JR - Quantos núcleos espera que possam estar no representados em Alvalade e quantos espectadores a mais em relação à média?

Francisco Rodrigues dos Santos  - A última vez que se registou uma partida dedicada aos Núcleos remonta à época de 2015/2016. Quando nos propusemos a liderar o Departamento de Expansão e Núcleos, vertemos no nosso programa a restauração dessa tradição icónica, por representar, na nossa visão, um pilar fundamental da política do Clube. Há um contrato de confiança não escrito com os sócios e adeptos do Sporting, que obriga os dirigentes a honrar, continuar e melhorar os bons costumes da Instituição. No próximo sábado far-se-á História: levaremos ao Estádio 110 Núcleos do Sporting Clube de Portugal, com presença já confirmada, o que constitui um marco sem precedentes. Sublinhando assim o compromisso inexorável de, em cada época desportiva, homenageá-los num jogo.  Em termos de assistência, prevemos casa cheia no Estádio José Alvalade e no Pavilhão João Rocha.  

JR -  Sete meses depois da tomada de posse da nova direcção, como descreve, em traços gerais, o trabalho feito junto dos núcleos - o que foi mudado, que medidas concretas foram tomadas, quantos núcleos foram visitados pela direção? 

Francisco Rodrigues dos Santos - Nos primeiros sete meses de mandato, ocupámo-nos de expandir a rede de Núcleos em Portugal e no estrangeiro, inaugurando e oficializando cerca de 30 novas estruturas. Reforçámos a presença regular junto dos Núcleos, contabilizando atá à data a visita a mais de 100 entidades diferentes. Construímos um micro-site exclusivo para os Núcleos, que lhes confere um estatuto de autonomia e de dignidade específicos no universo on-line do Sporting, no qual é apresentado toda a informação útil relacionada com cada Núcleo em particular e onde é publicada a agenda global de todas as actividades a realizar pelos Núcleos. Aprovámos em Conselho Directivo um regulamento que disciplina a comercialização de bilhetes aos Núcleos, nos termos do qual são apresentadas quotas alargadas de bilhetes para os jogos fora, reduções de preços e oferta de ingressos consoante o volume de vendas. Construímos uma plataforma on-line de bilhética destinada aos Núcleos, que inaugurámos para o jogo de sábado, que lhes atribui a faculdade de adquirir bilhetes para os jogos no Estádio e no Pavilhão, de acordo com a tabela de preços específica para os Núcleos, através de um portal na internet, de forma célere, descomplicada e acessível. 

JR - Já foi dado algum passo no sentido de permitir que nas próximas eleições,  como foi prometido pelo presidente Frederico Varandas, já se possa votar nos núcleos? 

Francisco Rodrigues dos Santos  - Foi constituída uma equipa transversal, composta por membros dos diferentes órgãos sociais e com o corpo de operações do Clube, que encetou o processo de implementação da medida. Nesta fase está a decorrer um estudo técnico aprofundado sobre a estratégia que permitirá executar a realização de voto presencial em vários pontos do país a designar, a pensar no próximo acto eleitoral.