Entrevista a Francisco Rodrigues dos Santos

“Será lançada uma plataforma on-line de bilhética destinada aos Núcleos”

O vogal Francisco Rodrigues dos Santos diz que o Conselho Diretivo do Sporting considera “os Núcleos como uma área de interesse estratégico” e avança algumas novidades previstas para brevemente.

 

 

Sendo advogado de profissão e estando envolvido na política, como é que chegou ao Sporting e aceitou o desafio de integrar esta direção presidida por Frederico Varandas?

Cresci sendo do Sporting e essa circunstância cunhou a minha personalidade. Não sou só Sportinguista. Sou do Sporting e o Sporting também é um bocadinho meu. Pois, pertencendo-lhe, aceitei subscrever os seus valores e fiz deles um código de conduta no desporto e na vida. Senti, a dado passo, que faltava ganhar os valores de sempre para voltarmos a vencer dentro de campo. Decidi dizer sim a Frederico Varandas, fundamentalmente, por uma questão de emoção e razão. Ou seja, pela família, já que o amor pelo Sporting transmitiu-se dos meus saudosos bisavós para os avós, destes para os meus pais e deles até mim e aos meus irmãos. Ao interlaçar gerações, o Sporting tornou-se um factor de unidade familiar. Servir o Sporting, em caso de urgência da Instituição como estava demonstrada, constituiu um dever moral de honrar o passado do Clube que a minha família me ensinou a amar, e de legar um dia aos meus filhos um Clube maior do que aquele que conheci pela primeira vez.  Depois, o Projecto Ganhador e a espinhosa tarefa de Unir a Família Sportinguista em torno de uma gestão tecnicamente competente, que se traduza em vitórias consistentes nas modalidades e no futebol. Confesso que dou primazia à emoção dos títulos do que à das palavras. Ao triunfo da substância sobre a forma. À União do que a divisão. Ao discurso de amor ao do ódio.

Como Vogal, ficou com o pelouro dos Núcleos. Qual é o espírito deste Conselho Diretivo na abordagem a esta área em particular?

Este Conselho Directivo encara os Núcleos como uma área de interesse estratégico, na medida em que representam as moradas do Sporting Clube de Portugal, onde se reúne a família Sportinguista, que lhe imprimem uma projecção nacional e internacional ímpar no desporto. É por culpa da sua acção que o Sporting é um Clube de Portugal e não de Lisboa. É na militância sportinguista dos associados e adeptos dispersos pelos Núcleos que reside a reserva moral do nosso Clube e o seu exército de irredutíveis apoiantes. Na relação com estas estruturas de base, apostaremos nas relações de proximidade e de afecto: apoiando energicamente as respectivas iniciativas, estando assiduamente presentes no terreno, actualizando os seus instrumentos de trabalho, inaugurando canais de diálogo permanentes, diversificando as suas fontes de receitas, promovendo a afluência ao Estádio e ao pavilhão, bem como às deslocações fora, e descentralizando as tarefas do Clube.

 

 

Que tipo de trabalho foi desenvolvido, no âmbito dos Núcleos, nos últimos três a quatro meses?

Nos últimos quatro meses ocupámo-nos de expandir a rede de Núcleos em Portugal e no estrangeiro, inaugurando os Núcleos de Marco de Canaveses, Londres (Inglaterra) e Pemba (Moçambique), tendo já lançado as bases para expandir estruturas novas em países como a Alemanha, Bélgica, Espanha e Índia.  Restruturámos a equipa do departamento, capacitando-a de novas valências nas áreas da gestão e das relações externas. Reforçámos a presença regular junto dos Núcleos, contabilizando atá à data a visita a mais de 40 localidades diferentes. Construímos um micro-site exclusivo para os Núcleos, que lhes confere um estatuto de autonomia e de dignidade específicos no universo online do Sporting, no qual é apresentado toda a informação útil relacionada com cada Núcleo em particular e onde é publicada a agenda global de todas as actividades a realizar pelos Núcleos. Aprovámos em Conselho Diretivo um regulamento que disciplina a venda de bilhetes aos Núcleos, nos termos do qual são apresentados diversas vantagens e benefícios a estas entidades, como forma de compensar os custos de contexto associados a quem acompanha o Sporting à distância. Estendemos aos dirigentes de Núcleo a oportunidade de angariarem sócios de categoria C – especial para os Núcleos - através uma página na internet dedicada a esse efeito.  Está, neste momento, em fase de conclusão, sendo previsível que seja lançada no início do próximo mês, uma plataforma on-line de bilhética destinada aos Núcleos, colocando-os assim na era digital, por forma a agilizar o processo de aquisição de bilhetes, tornando-os mais célere, simples e acessível. Encetámos o estudo aprofundado que permitirá a realização de voto presencial em Núcleos a designar, a pensar no próximo acto eleitoral, que resultará a breve trecho na composição de uma comissão, em harmonia com a Mesa da Assembleia geral, que concretize essa missão.

 

Quais são, nesse caso, as principais novidades do regulamento aprovado na última reunião do Conselho Directivo, relativamente aos Núcleos do Sporting CP, que se pretendem implementar?

O Regulamento que desenhámos prossegue três objectivos principais: premiar e incentivar a compra de bilhetes por parte dos Núcleos; atrair o maior número de sócios dos Núcleos para os jogos do Sporting; compensar os custos adicionais de contexto suportados pelos sócios do Sporting e dos Núcleos, nomeadamente os relacionados com as viagens e alimentação.

Nesse sentido, fixámos descontos sobre o preço de venda de bilhetes aos Núcleos do SCP, nos jogos em casa, segundo a seguintes tabela:

 

Estabelecemos de um esquema de incentivos aos Núcleos do SCP, que estimule e premeie a aquisição de bilhetes em larga escala por estas entidades, mediante a oferta de ingressos adicionais segundo um método proporcional, exclusivamente para os jogos no Estádio de Alvalade XXI, de acordo com a tabela em baixo:

Definimos ainda quotas de bilhetes estáveis e equitativas, que visam ir de encontro às necessidades da procura, destinados à venda aos Núcleos em jogos fora do Campeonato, Taças e competições internacionais.